O que é Missô

O que é missô?

O missô é um alimento, tipicamente japonês, utilizado na maioria das vezes como condimento com diversas propriedades benéficas à saúde.

Apesar de existirem molhos parecidos ao missô na China, na Coréia e também em outros países. O missô é tipicamente japonês e tem pelo menos 1300 anos de registro histórico.

Ele é feito de um processo de fermentação dupla

Na maioria das vezes se fermenta um cereal (arroz ou cevada, dependendo do que for abundante na área). Formando o koji.

O koji dá origem não só ao missô. Ele origina o sakê, alguns tipos de shoyu e outras receitas menos populares no ocidente.

Ele é riquíssimo em enzimas, existem até mesmo processos patenteados que vem da produção de koji para se produzir na indústria enzimas digestivas.

Depois de produzir o koji, ele é misturado ao sal e a uma pasta cozida na maioria das vezes de soja (mas podemos usar outros alimentos também). E daí essa mistura fica descansando por meses ou anos, até chegar no ponto de consumo.

O Missô é um alimento de altíssimo valor nutricional

Possui amplo espectro de aminoácidos (combinação de cereal e leguminosa). Quando não é pasteurizado, alterado química ou termicamente pela indústria, ou mesmo por alguns artesãos que adicionam água ardente. O missô mantem uma vasta gama de microorganismos benéficos para o nosso corpo.

Já foram mapeados em laboratório mais de 160 tipos de microorganismos, todos benéficos para a saúde.

E além dos probióticos temos a presença das importante enzimas. Dentre elas as proteolíticas (muito úteis para o organismo para funções simples e complexas como reparo de cicatrizes internas), vitaminas e outros micronutrientes.

Existem diversas variedades de missô e a forma de usar é praticamente infinita quando se usa a criatividade.

Um dos fatores que trás atenção ao missô é o sabor UMAMI

Nome japonês que pode ser traduzido como satisfação, seria o sexto sabor. Algo como um realçador de sabor natural, onde o umami entra, os outros sabores são valorizados. Por isso temos não só receitas salgadas de missô, mas até mesmo sobremesas contendo missô (aqui no site tem várias receitas).

E você pode baixar agora gratuitamente um ebook de receitas clicando aqui.

Na prática

O que existe na maioria dos mercados brasileiros é uma pasta a base de soja, que foi manipulada e não tem mais probióticos enzimas e uma séria de nutrientes sensíveis ao calor e aos conservantes. Pode ser usada como tempero.

Mas para você consumir um produto que trás os benefícios ancestrais, que tem beneficiado a nação japonesa há mais de 1000 anos, é importante consumir um produto que venha vivo e não tenha sido adulterado química ou termicamente.

Em aspectos culturais o missô é algo muito próximo da cultura japonesa, talvez como o café é para o brasileiro, o missô é para o japonês, mais de 70% dos japoneses consomem diariamente.

O missô possui diversas propriedades para a saúde, e isso vai estar escrito em outra matéria aqui no blog do Missô Origem.

Abração

Paulo Yamaçake.

Contato

São Paulo, Brasil.

+55 (11) 998 161 002 (WhatsApp)
contato@missoorigem.com.br

Seg-Sex: 9:00 - 18:00 pm

Copyright 2019 MISSÔ ORIGEM ©  Todos os direitos reservados